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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PRÁTICAS EDUCATIVAS

Seriam várias as práticas educativas de inclusão a serem citadas mas darei ênfase a estas:
_Tivemos um problema na escola de tolerância as diferenças, onde uma aluna DA protetizada ao acontecer um fato não conseguiu explicar devido a problemas na linguagem e o professor por ser novo na escola não conseguiu interpretar e teve algumas atitudes não muito aceitáveis. Deu um problema sério com relação a família da aluna. A mãe entrou em contato comigo para orientações no sentido de acionar a Promotoria e com calma e bom senso conseguimos que ela viesse até  a escola e todos conversassem. Deixei a par a psicóloga sobre o acontecido. E aos poucos tentando, foi se esclarecendo o fato. Mas percebemos a resistência por parte de alguns professores na aceitação, compreensão e entendimento dessas diferenças. E, com a aluna na sala AEE no dia-a-dia tentamos faze-la entender que as pessoas também erram por não terem conhecimentos das coisas, a aluna tem 16 anos e tem noção das suas dificuldades e agora com um trabalho de muita conversa  estamos vendo que algo está mudando, pois alguns professores estão buscando cursos de inclusão para fazerem via Plataforma Freire. Sem dúvida um passo de cada vez.
-O aluno Autista que frequenta o  noturno ficava meio isolado das demais atividades escolares, demonstrando pouca compreensão do meio escolar e mesmo da exploração de suas capacidades, estamos reconhecendo a sua habilidade musical, este está participando dos projetos da escola com apresentações artísticas, e temos um diferencial o pai do mesmo toca violão e o acompanha. Este aluno a cada dia me surpreende pois está mais comunicativo e melhorando sua linguagem através do canto e bem como sua socialização e auto-estima. Organizamos o emaill para ele e sinto que ele procura entender como se processa a comunicação virtual. A cada dia tentamos analisar e ver o que mais pode-se ser valorizado nesse aluno. Ele sente-se bem pois não falta nas atividades escolares.

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